Moda, cinema, música, balada, literatura, etiqueta, news, bafões (claro) e o que mais convir!

OK,BEIJOS!

Alexandre Herchcovitch

sábado, 26 de abril de 2008 by OK,BEIJOS!



Toda semana vai rolar aqui no
OK, BEIJOS o profile de alguns profissionais do mundo da moda. Gente bonita, interessante e cheia de atitude! Não poderíamos começar melhor!!



Alexandre Herchcovitch nasceu e cresceu na metrópole de São Paulo, no seio da comunidade judaica ortodoxa da capital paulistana em 21 de julho de 1971.

Seu contato com o mundo da moda começou desde cedo em sua vida, com o convívio com sua mãe Regina, que o ensinou princípios básicos de costura. Aos dez anos, dava palpites sobre as roupas que a mãe, dona de uma pequena confecção de lingeries, vestia.

Com a ajuda da mãe, aprendeu a trabalhar os ofícios da costura, trabalhando com a tesoura, agulha e linha. Aos 16 anos, costurou um vestido de organza. Seu ponto forte nesta primeira empreitada foram as esferas presas à barra para dar caimento ao tecido. O adolescente revelava então um talento especial para a moda.

Em 1993, aos 33 anos, Herchcovitch concluiu da faculdade de Moda. Apesar de ter obtido sucesso em seu desfile de formatura, ele não teve o grau reconhecido até hoje, pois não obteve o diploma devido à reprovação na matéria Linguagem Instrumental, o qual nunca tentou refazer.



Moda, estilo e design.

No seu estilo fundem-se a ousadia da noite paulistana e a rigidez da sua educação polaco-judaica.

Sua trajetória na moda brasileira foi construída em pouco mais de dez anos de carreira, sendo que a marca e o estilista Alexandre Herchcovitch obtiveram uma grande repercussão e reputação no mundo da moda brasileira e internacional.

O estilista paulistano cria anualmente oito coleções para a própria marca, criações de produtos licenciados para diversas empresas, na Semana da Moda - 7th on Sixth, em Nova York, e duas vezes por ano no São Paulo Fashion Week.

Em 2002, assumiu a direção de criação da Cori, com a missão de rejuvenescer a clássica grife, que, com uma nova cara, ingressou no São Paulo Fashion Week.

Do primeiro vestidão às estampas de caveira, famosas no underground paulistano dos anos 90, passando por roupas para prostitutas e travestis, modelos clássicos de executivas desenvolvidos para a Cori, e camisetas com motivos de Walt Disney de 2003, Herchcovitch foi surpreendendo e revelando sua versatilidade como estilista, dotada de sensibilidade e capaz de vestir diversos tipos de pessoa.
Isso tudo sem contar a diversidade de produtos que tem criado em parceria com grandes marcas: calçados para a Democrata, jóias para a Dryzun, meias e cuecas para a Lupo, fundos de tela de telefones celulares para a Motorola, roupas de cama para Zêlo, uniformes para o Mc Donald’s, de sandálias para a Melissa e cadernos para a Tilibra, entre outros. Uma dessas parcerias, com a Hello Kitty, chamou a atenção da cantora Björk, que saiu na revista francesa "Art Actuel" em 2003, vestindo uma camiseta com a estampa de Carmen Miranda.

Herchcovitch também trabalhou na Zoomp e na Ellus. E quase 10 anos depois, ele volta a Zoomp como diretor de criação. É diretor artístico do SENAC de SP. Escreveu o livro “Cartas a um jovem estilista – Alexandre Herchcovitch”, pela editora Campus.

Atualmente, tem cinco lojas próprias (duas em São Paulo, uma em Porto Alegre, em Brasília e, a mais recente em Tóquio). Desenha modelos exclusivos em seu ateliê, exporta a linha jeanswear para os Estados Unidos e Reino Unido.

Para descansar um pouco do mundo da moda, atua como DJ com Jonny Luxo, no Clube Glória.

texto CAMILA BECKER

Filed under having